O Projeto Lucas está de volta!

News

Home / News / O Projeto Lucas está de volta!

O Projeto Lucas está de volta!

28 de outubro, 2021

A Igreja do Evangelho Quadrangular comissionada por Deus para executar seus propósitos em alcançar o perdido a qualquer custo e buscando suprir as necessidades básicas das pessoas, não apenas espirituais mas também materiais dispõe de um Projeto de Evangelização através da Ação Social e Saúde denominado Projeto Lucas.

A igreja local pode realizar o Projeto Lucas em seu bairro ou cidade oferecendo diversos atendimentos como: atendimentos médicos, odontológicos, jurídicos, de psicologia, de farmácia, de educação física, de fisioterapia, de nutrição, de serviço social, de enfermagem, estéticos, de recreação e lazer, doação de roupas e alimentos, de oração, atendimento pastoral, dentre outros, levando as Boas Novas do Reino.

A Secretaria Estadual de Missões do Paraná em apoio as igrejas locais têm a alegria de oferecer para o Projeto Lucas um ônibus equipado com 2 consultórios, sendo um Médico e um Odontológico. O ônibus conta com todos os recursos básicos essenciais para o trabalho.


PERGUNTAS FREQUENTES

Como faço para solicitar o ônibus?

A solicitação é feita junto a SEM-PR no e-mail: [email protected], e será agendado conforme datas disponíveis, desde que, a igreja possa atender a todos os critérios para realização do evento. É recomendado que haja a aprovação do Superintendente Regional e a parceria do Diretor Regional de Missões, do Pastor Local, do Diretor Local de Missões.

Qual o custo do ônibus para as igrejas?

Não é cobrado nenhum valor para solicitar o ônibus. A igreja deverá cobrir as despesas da alimentação da equipe SEM-PR e voluntários no local e hospedagem da equipe (se necessário). Em suma, o custo do projeto será a alimentação da equipe de atendimento, bem como alguns materiais necessários para a organização do evento e materiais de consumo como água, café, copos descartáveis, sacos de lixo, etc.

As despesas de viagem, os materiais de consumo médico-odontológicos e o combustível do veículo serão custeados pela Secretaria Estadual de Missões do Paraná (SEM-PR).

Quais são os critérios para a realização do evento?

1.    Providenciar os profissionais para o atendimento, um Médico e um Dentista devidamente cadastrados no Conselho de Classe (CRM e CRO);
2.    Providenciar uma equipe de enfermagem que será responsável por fazer a TRIAGEM dos pacientes. O atendimento médico e odontológico sempre vai passar primeiro pela enfermagem para verificação dos sinais vitais (peso, altura, pressão e glicemia dos diabéticos);
3.    Preparar uma equipe de voluntários para execução das atividades propostas pelo Projeto. Esta equipe é essencial para coordenar as atividades desde o começo do evento, realizando o cadastro das pessoas que ali estão em fichas de atendimento e direcionando as pessoas para as atividades.
4.    Ter um local adequado para realização do evento. O espaço para a realização do projeto poderá ser variado como por exemplo, as dependências da Igreja Local, um estabelecimento de ensino (escola, creche, etc.), uma praça, uma organização, enfim, qualquer lugar com acessibilidade para a unidade móvel (ônibus).
5.    O veículo tem aproximadamente 13 m de comprimento e 2,5 m de largura, por isso é necessário calcular onde é possível estacioná-lo. Além disso, o terreno/área deve ser PLANO, pois não há como realizar procedimentos odontológicos em local inclinado.
6.    Providenciar ponto de energia elétrica, preferencialmente o quadro de entrada de força MONOFÁSICO e acionar um eletricista responsável para fazer a ligação elétrica no dia do evento.
7.    Deve ser providenciado ainda um espaço com mesas e cadeiras, uma sala ou uma tenda onde serão realizados os atendimentos prévios. É necessária essa área para a recepção e espera dos pacientes que aguardam sua vez. Devem ser distribuídas senhas de atendimento, pós triagem, e também as orientações sobre pré e o pós-atendimento. Lembrando sempre que os grupos prioritários, os idosos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças até 05 anos deverão ser passados na frente dos demais pois tem preferência no atendimento.
8.    Providenciar as devidas autorizações necessárias quando o ônibus ficar estacionado na rua ou em locais públicos: Prefeitura, Polícia, Guarda Municipal, Trânsito.

 

IMPORTANTE

  • O evento deve ser organizado no dia anterior com a devida preparação do local, limpeza das áreas a serem utilizadas, preparação de materiais como mesas, cadeiras etc. A unidade móvel deverá ser posicionada ainda no dia anterior desde que seja um lugar seguro ou então logo no início da manhã, por volta das 07:30 h para que haja tempo suficiente para ligar a parte elétrica e organizar internamente os consultórios. Toda a equipe de voluntários deve estar no local em horário previamente definido, para oração e orientações.
  • São realizados atendimentos odontológicos de baixa complexidade (prioridade para urgência/emergência, alívio da dor, extrações dentárias, restaurações, profilaxias, raspagem, etc) sempre que houver a necessidade de procedimentos de média e alta complexidade serão encaminhados para a rede pública de serviços locais.
  • É necessário distribuir senhas devido a limitação no número de pessoas a serem atendidas por dia. Esta limitação será estabelecida pelo número de cirurgiões-dentistas presentes no evento. Tecnicamente, existe a possibilidade de atendermos cerca de 30 pacientes odontológicos (dependendo da complexidade do procedimento realizado e do horário programado no local). No atendimento médico e de enfermagem chega-se a uma média de 50 a 200 atendimentos dependendo do número de profissionais em atendimento. (A igreja pode montar mais salas de atendimento médico, além do consultório móvel, se tiver profissionais e materiais necessários).

 

SUGESTÕES

A Igreja pode enriquecer ainda mais o Projeto Lucas se optar por preparar as sugestões abaixo:

  • Preparar uma sala de oração, relógio de intercessão pelo evento e atendimento pastoral no local.
  • Preparar uma equipe de evangelismo para abordar as pessoas atendidas durante o projeto.
  • Providenciar os demais procedimentos como corte de cabelo, estética, atendimento de outros profissionais como advogados, assistentes sociais, nutricionistas, massoterapeutas, psicólogos e outros.
  • Preparar atividades para o público infantil como TECs (Tarde Evangelística com Crianças), camarim de pintura, balões, algodão-doce, pipoca, brinquedos, etc.
  • Preparar atividades artísticas para o público no local: dança, teatro, teatro de bonecos, música, etc.

 

NEWS

  • Postulantes Aprovados CRM 2021

    Postulantes Aprovados CRM 2021

    Confira a relação dos aprovados na prova escrita do Processo de Postulação 2021 - Paraná

  • Central de Permutas

    Central de Permutas

    O CED-PR, sob a orientação de seu Presidente Rev. Marcos Amorim, informa a todos sobre o lançamento da Central de Permutas, que visa atender a solicitação dos pastores que tem interesse em trocar de Igreja/Cidade.

  • Avante Paraná

    Avante Paraná

    Diante da realidade atual, entendemos a necessidade de um planejamento estratégico para a retomada do crescimento da nossa igreja no estado

MAIS NOTÍCIAS

Proluv
Top